MqJ6NGt8LGxbLGt5MqN7LGx9M7csynIkynwbzD1c

Por que usar o WhatsApp Marketing no seu negócio?

BLANTERLANDINGv101
6471859729886369747

Por que usar o WhatsApp Marketing no seu negócio?

domingo, 11 de dezembro de 2022

Por que usar o WhatsApp Marketing no seu negócio?


O WhatsApp é a plataforma de mensagens mais popular do mundo. Em 2020, seu público cresceu para 2 bilhões de usuários ativos mensais. Esse canal de marketing é essencial para empresas que buscam se conectar com públicos de países em desenvolvimento. A Índia, por exemplo, tem 340 milhões de usuários mensais do WhatsApp e o Brasil mais de 100 milhões. No entanto, a plataforma também é uma excelente opção para promoções no mercado americano – 68 milhões de americanos visitam o WhatsApp pelo menos uma vez por mês.




O WhatsApp Marketing permite que você mantenha contato com seus clientes - mais da metade dos usuários do WhatsApp verificam o aplicativo todos os dias. Melhor ainda, você pode ter certeza de que eles ouvirão sua oferta porque as mensagens de texto têm uma taxa de abertura de 98%.


O último ponto é que seus clientes adoram esse canal de comunicação. Eles confiam mais em marcas com aplicativos de bate-papo – 53% dizem que comprariam de uma empresa que pode ser contatada por meio de bate-papo.


Mas existem ainda mais motivos para implementar o WhatsApp em sua estratégia de marketing. Continue lendo para saber mais sobre os benefícios desse canal de marketing.



Benefícios do WhatsApp Marketing para o seu negócio

Relacionamento Profundo com os Clientes

taxa de conversão mais alta

melhor venda

reduzir custos de marketing



Usar o Messenger é uma ótima oportunidade para melhorar sua estratégia de marketing. Existem quatro resultados positivos de usar o WhatsApp para promover o seu negócio.


Relacionamento Profundo com os Clientes

Mais de 55% das pessoas se sentem mais conectadas a uma marca se usarem um aplicativo de mensagens. Isso torna o marketing do WhatsApp uma estratégia sólida para construir relacionamentos profundos e de longo prazo com os clientes. Por sua vez, manter essa conexão ajuda as marcas a reduzir custos, pois reter clientes é 5 a 25 vezes mais barato do que adquiri-los.


Fora da caixa, o WhatsApp oferece uma gama de oportunidades de personalização poderosas para empresas. Por exemplo, você pode enviar uma mensagem personalizada de boas-vindas, ofertas especiais, parabéns pelo aniversário, etc. Essa abordagem mantém os clientes mais engajados com a marca – mais de 70% dos consumidores dizem que só se envolvem com mensagens de marketing personalizadas.



Maior taxa de conversão  

 

 Escolher  o canal ideal para o seu primeiro contato com os clientes é fundamental.  

 As pessoas podem ficar insatisfeitas com ligações telefônicas enquanto permanecem inacessíveis por e-mail ou mídia social. 

 

 É aqui que o WhatsApp  é útil para atrair seus potenciais compradores.  

 As empresas afirmam  que os clientes responderam a % de suas mensagens do WhatsApp. 

 

 Melhor ainda, as mensagens geram conversões. 

 Em outras palavras, enviar mensagens  após um primeiro contato com um prospect pode aumentar  a taxa de conversão em 

 No entanto, o marketing do WhatsApp não é  o único caminho para suas conversões. 


melhores vendas

O WhatsApp Marketing funciona como uma varinha mágica de vendas. Simplesmente adicionando seu número de telefone do WhatsApp ao seu site, você pode aumentar seus leads em 27%.

Ser capaz de alcançar marcas apenas por meio de aplicativos de mensagens parece criar confiança com clientes em potencial. Pelo menos 66% estão mais otimistas sobre a compra de empresas ativas no Messenger.

Melhor ainda, você pode pensar no WhatsApp como um canal de vendas independente para o seu negócio. É possível, pois as pessoas compram cada vez mais por meio de aplicativos de mensagens. Quase 60% dos consumidores acreditam que usarão o Messenger cada vez mais para fazer compras no futuro.

Reduzir custos de marketing



A plataforma é atraente para pequenas empresas porque o WhatsApp continua sendo um canal de marketing altamente acessível. Tudo o que você precisa para começar é instalar o aplicativo e conectar-se à Internet.

Há uma chance muito boa de que sua mensagem chegue ao cliente. Em média, os usuários verificam o WhatsApp mais de 23 vezes por dia.

O marketing do WhatsApp gera mais conversões, aumenta as vendas, constrói relacionamentos profundos e de qualidade com os clientes e gasta muito pouco em custos de marketing. Continue lendo para aprender como criar uma estratégia de marketing no WhatsApp.



Estratégia de Marketing WhatsApp


  1. Defina metas e KPIs

  2. Definir grupos-alvo

  3. obter o aplicativo de negócios

  4. Crie a personalidade da sua marca

  5. Construa sua lista de contatos

  6. projetar a comunicação

  7. fornecer excelente atendimento ao cliente


Uma estratégia bem elaborada é a base da eficácia de qualquer canal de marketing. Isso permite que você planeje seus passos e mude de rumo quando as coisas derem errado. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a construir sua estratégia de marketing no WhatsApp e obter ótimos resultados.


1. Defina metas e KPIs


Para iniciar sua estratégia de marketing do WhatsApp, defina suas metas de marketing. Esta etapa o ajudará a direcionar sua atenção para atividades significativas e limitar o desnecessário.

Comece revisando seu funil de marketing e encontrando pontos problemáticos. Pense nas metas de negócios que você pode perseguir com sua estratégia de marketing do WhatsApp. Identifique os KPIs que ajudam a entender se você atingiu essas metas.

Aqui está um exemplo para ajudá-lo a entender esse esquema. Se sua empresa está com problemas para fidelizar clientes, o envio de mensagens promocionais via WhatsApp pode ajudar. Nesse caso, os KPIs seriam cliques, taxa de engajamento e taxa de retenção.


2. Definir grupos-alvo

Conhecer seu público-alvo é a base de todos os esforços de marketing e define o sucesso. Você pode tentar diferentes abordagens para determinar seu público-alvo.



4. Construa a personalidade da sua marca


As pessoas preferem se comunicar com outras pessoas do que por meio de negócios impessoais. Portanto, para comercializar com sucesso no WhatsApp, você precisa moldar a personalidade da sua marca. A personalidade da marca é o conjunto de características, atitudes e valores que sua marca compartilha.


Lembra do líder de mercado? Todos eles têm sua própria personalidade. Por exemplo, a Apple é criativa e inteligente, a Fanta é divertida e descontraída e a Nike é apaixonada e enérgica. Sua marca provavelmente também tem alguma personalidade. Explore-o e identifique os recursos mais importantes. Essa persona forma a base do seu tom de voz e como você se comunica com clientes em potencial no WhatsApp.

Crie a sensação de que seus clientes estão lidando com pessoas. Tente usar o nome de alguém como sua assinatura. Melhor do que o nome da empresa.


5. Crie sua lista de contatos


Se você não usa apenas o WhatsApp como canal de atendimento ao cliente, precisa de uma lista de contatos. A melhor maneira de obter uma conta e criar novos contatos é através do nosso formulário de inscrição. Coloque-os em páginas separadas do seu site e forneça iscas digitais. B. E-books ou descontos. Considere o uso de formulários multicanal. Os assinantes podem escolher onde desejam receber atualizações por e-mail, WhatsApp, Facebook Messenger e muito mais. Essa alteração permitirá que você se comunique com seus clientes por meio de seus canais preferidos. Essa abordagem cria maior engajamento e aumenta as conversões.



6. Formulário de comunicação


As mensagens do WhatsApp têm uma taxa de abertura significativamente maior em comparação com outros canais. No entanto, o marketing neste canal não funcionará se você fornecer conteúdo irrelevante ou insuficiente.

Comece identificando seu tema principal e a mensagem que deseja transmitir. Não se limite apenas a mensagens promocionais. 


Lembre-se de entreter e educar seu público. Mantenha as comunicações curtas e concisas – As pessoas geralmente verificam o WhatsApp em movimento e não têm tempo para ler mensagens longas.


Melhore sua mensagem com arquivos multimídia como vídeos, animações e fotos. Os emojis também são bons para o marketing do WhatsApp. Se você quiser brincar com eles, escolha sorrisos e pessoas em vez de objetos com temas de negócios.

Outro ponto a considerar é a frequência das mensagens. Se você enviar mensagens a seus leitores a cada hora, eles podem ficar bravos com sua marca. É melhor seguir a prática geral de enviar de 5 a 10 mensagens por semana.


7. Forneça um excelente atendimento ao cliente


A maioria de nossos clientes usa aplicativos de mensagens para obter suporte à marca. 59% acreditam que obtêm respostas mais rapidamente usando o Messenger, e 50% acreditam que podem encontrar melhores conselhos e suporte neste canal de comunicação. É aqui que entra o marketing do WhatsApp.


O WhatsApp permite que as marcas recebam consultas instantaneamente e forneçam suporte em tempo real aos seus clientes. Esse recurso é muito importante, pois 28% dos clientes esperam suporte em uma hora e 18% esperam uma resposta imediata.

Acompanhar esse ritmo pode parecer uma tarefa difícil, mas o WhatsApp oferece suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo o que você precisa é contratar um chatbot para fornecer perguntas e respostas típicas. Essa abordagem pode reduzir os custos de suporte ao cliente em 30%.


Resumindo, criar uma estratégia de marketing para o WhatsApp requer estabelecer metas, pesquisar seu público, fornecer um bom conteúdo e manter um bom relacionamento com seus clientes. Algumas marcas dominam essas técnicas perfeitamente. Na próxima parte, discutiremos exemplos e ideias de marketing do WhatsApp.



4 dicas de marketing no WhatsApp


Criar uma lista de transmissão

Usar bate-papo em grupo

Usar status do WhatsApp

Crie um catálogo de produtos

Revelamos alguns truques para elaborar uma estratégia de marketing para o WhatsApp. Agora considere algumas técnicas mais específicas.

Criar uma lista de transmissão

Simplificando, uma lista de transmissão é um grupo organizado de destinatários. Os contatos não podem se ver e não podem receber mensagens individualmente. Isso é semelhante aos segmentos da lista de discussão.


Essas características tornam as listas de transmissão o recurso perfeito para o envio de campanhas relevantes. Por exemplo, você pode reunir todos os seus clientes VIP em uma lista para enviar ofertas exclusivas ou pedir recomendações aos clientes existentes. Use esse recurso para manter e envolver seu público.

Usar bate-papo em grupo

À primeira vista, esse recurso é semelhante ao anterior, mas há uma diferença entre eles. Ao contrário das listas de transmissão, os chats em grupo permitem que os membros se vejam e compartilhem suas ideias com todo o grupo.


Os bate-papos em grupo são, portanto, úteis se você deseja estimular a discussão entre seus clientes. Por exemplo, você pode criar um grupo para aquecer os participantes antes de um evento ou webinar offline.


Outro caso é quando os clientes tomam uma decisão de compra em grupo. Isso é comum em empresas com produtos complexos e caros, como soluções de TI e equipamentos industriais. Os vendedores de bens de consumo também podem se beneficiar dessa ferramenta, mas considere o exemplo do Agent Provocateur.

Usar status do WhatsApp

Se você conhece suas histórias do Facebook e Instagram, seu status do WhatsApp também é útil. 


Com esse recurso, você pode compartilhar arquivos de texto e multimídia com todos os seus contatos e receber comentários. A publicação de uma atualização também permite que você a compartilhe no Facebook. O status expira em 24 horas.

As histórias são uma das ferramentas mais eficazes para o marketing do Instagram, e o status do WhatsApp também funciona bem. Use-os para compartilhar ofertas especiais, atualizações de produtos, códigos promocionais e muito mais. Por exemplo, você pode configurar uma venda flash de um dia apenas para usuários do WhatsApp. Crie um catálogo de produtos



Em 2019, o WhatsApp introduziu um catálogo de produtos que você pode usar para mostrar seus produtos. Este recurso tem um grande potencial. Até o Instagram lançou uma ferramenta analógica chamada Instagram Shop.

Você pode adicionar até 500 itens ao seu catálogo de produtos do WhatsApp. Os clientes em potencial podem navegar e compartilhar links para alguns produtos ou fazer perguntas sobre os produtos. Você também pode enviar itens de catálogo para usuários do WhatsApp ou compartilhar links para toda a sua loja onde quer que esteja online. Os catálogos são muito úteis para pequenas empresas e aspirantes a empreendedores que não possuem um site.


O marketing do WhatsApp é uma oportunidade única de fortalecer sua marca e construir relacionamentos profundos e duradouros com os clientes. Para obter melhores resultados, vá além do WhatsApp e domine todos os canais que seus clientes adoram.


Se você gostou desse artigo, é claro, o que você gostou né? Então compartilhe! pode ter certeza, que seus amigos iram gostar, disso não tenha dúvida. Clique em uma das opções abaixo, e compartilhe, simples assim. Até a próxima. 😊

BLANTERLANDINGv101
Chamar no Whatsapp×
Preencha com seus dados
Qual a sua dúvida?
Software
Enviar